Ensino Bilíngue

Garantir formação bilíngue de qualidade é uma das premissas do Gutenberg. Nosso currículo bilíngue atende de forma consistente a todos os nossos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nosso currículo é cuidadosamente desenvolvido de forma que os estudantes se apropriem não apenas do inglês como língua adicional, mas que se apropriem também de vasto repertório acadêmico e que desenvolvam habilidades socioemocionais que os prepararão para a vida.

Nosso currículo bilíngue está plenamente de acordo com as Diretrizes Curriculares para Educação Plurilíngue no Brasil, documento aprovado pelo Conselho Nacional de Educação em julho de 2020, e que estabelece tempo escolar mínimo para uma escola bilíngue, critérios de formação de professores, metodologias adequadas e caminhos para organização de estrutura curricular. O Colégio Gutenberg já fazia, desde o início do seu projeto bilíngue, o que a legislação veio a estabelecer em 2020.

Pesquisadores importantes no campo das Neurociências vêm defendendo a educação básica bilíngue com base nos ganhos cognitivos e metacognitivos que ela proporciona, bem como pela ampla compreensão pluricultural que os bilíngues desenvolvem, juntamente com as habilidades de transitar pelas mais diversas culturas.

Para garantirmos a qualidade do nosso projeto pedagógico por parâmetros internacionais, aplicamos anualmente (a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais), os exames diagnósticos TOEFL (Test of English to Speakers of Other Languages) e analisamos os resultados para apontar o progresso de cada um dos nossos estudantes e esclarecer sobre nossos resultados por meio de medidas válidas e confiáveis internacionalmente. E acima de tudo, os resultados nos apontam nossos maiores acertos e indicam aspectos a melhorar, pois a educação é um processo dinâmico, que requer melhoria contínua.

A base metodológica para o desenvolvimento das nossas práticas pedagógicas é a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), considerada a mais importante abordagem para a formação de bilíngues no mundo. Trata-se da única abordagem no mundo que garante o desenvolvimento dos recursos linguísticos básicos necessários na língua adicional, para que o estudante tenha condições de problematizar assuntos e articular discursos complexos sobre temas acadêmicos.


Compromisso

methodology-is-as-important-as-knowing-how-to-teach

É importante ressaltar que o currículo de Educação Bilíngue do Colégio Gutenberg respeita rigorosamente todos os delineamentos da legislação nacional.

Optamos por contratar assessoria de especialistas em educação bilíngue e estamos pautando todas as nossas decisões em pesquisas nacionais e internacionais sobre formação de bilíngues na Educação Básica.

Desta forma, podemos oferecer aos nossos alunos o que há de melhor em formação de idiomas sem perder nossos princípios que fazem parte do DNA do Colégio Gutenberg.


Parceria internacional Amco

Em 2020, demos mais um passo rumo à internacionalização do Gutenberg e estabelecemos uma parceria com a Amco, uma empresa norte-americana líder em educação bilíngue, presente em 14 países, e que nos oferece um sistema integrado de ensino de conteúdos acadêmicos por meio da língua inglesa. A inovadora metodologia proposta pela Amco, além de estar compatível com a legislação brasileira, contempla inteligências múltiplas, que traz oportunidade de integrar áreas do conhecimento em sua abordagem e promove diversas propostas pedagógicas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Com a Amco, temos também:

  • Programas em conformidade com as Metas Curriculares, que se adaptam ao ritmo e necessidades dos alunos, famílias e corpo docente.
  • Plataformas de fácil utilização com soluções educacionais que propiciam a presença da tecnologia em todo o momento.
  • Programa Happy (Socioemocional)
  • Programa ROBOCODE (Robótica)
  • Acompanhamento, capacitação e formação permanente do corpo docente para maximizar suas potencialidades técnicas e acadêmicas.
  • Avaliação de resultados dos alunos.