ENSINO INFANTIL

O que caracteriza o nosso trabalho é conduzir a criança em todas as suas potencialidades:

• Cognitivo
  • Afetiva
  • Psicomotora e social

Permitindo lazer, recreação e o brincar de forma produtiva, envolvendo em um só tempo ação, aprendizagem e prazer, visando a contribuição para alfabetização em todos os níveis. As atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar.

Priorizamos a interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Enfatizando sempre a importância da atenção pessoal para cada aluno. Os conteúdos e noções abordadas são vistas como meio e não como fim da aprendizagem.

“As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.” – Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

Seguindo as novas instruções da legislação vigente, as séries da Educação Infantil estão distribuídas da seguinte forma:

baby-vector

2 ANOS COMPLETOSMini-Maternal

kids-vector

3 ANOSMaternal

girl-vector

4 ANOSJardim

boy-vector

5 ANOSPré-Escola

ENSINO FUNDAMENTAL I

O Ensino Fundamental Séries Iniciais do Colégio Gutenberg propicia um ambiente mediado por informações, em que o aluno é conduzido a elaborar a construção do conhecimento, desenvolver talentos, habilidades mentais, limites e comunicação. Há o investimento na tarefa de transformar o aluno em solucionador de problemas, estimulando a prática da reflexão. Novas conquistas nos aspectos intelectuais, sociais e afetivos caracterizam esta fase, possibilitando a evolução de valores cultivados desde a Educação Infantil. Dominando com mais propriedade os símbolos e as possibilidades de utilizá-los, estão em condições de ampliar conhecimentos mais abstratos e diversificados.

Consciente do seu papel de mediador no processo de ensino e aprendizagem, o professor busca nas suas intervenções, salientar os pontos fortes do aluno em suas realizações e atitudes, elevando a sua autoestima e organizando situações de aprendizagem prazerosas e significativas.

ENSINO FUNDAMENTAL II

Neste período a ênfase é na fundamentação e aprofundamento das habilidades e conhecimentos do aluno, objetivando a autonomia individual e em grupo. A participação dos responsáveis nesta faixa etária torna-se fundamental, pois servirá como referencial e modelo de valores na formação integral do educando.

Através de um ensino diferenciado de cada área de estudo, no Ensino Fundamental II acontece a imersão nos conteúdos já aprendidos em cada área, com uma metodologia própria. O intuito e aproximar o saber empírico do saber universal e científico.

Assim a formulação de desejos intelectuais favorece a reorganização do conhecimento dos alunos, gerando uma nova forma de pensar o mundo. E é neste ponto que a presença do responsável nesta faixa etária é muito importante como referencial e modelo de organização, respeitando a autonomia intelectual e social do educando que está em processo de formação.

ENSINO MÉDIO

Durante os três anos de Ensino Médio o aluno solidifica, com o auxilio de profissionais especializados, os conteúdos aprendidos nas séries anteriores. Ocorre a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos: seu aprimoramento como pessoa humana, a preparação básica para o trabalho, a cidadania, a autonomia intelectual e o prosseguimento de estudos.

Os novos conhecimentos são trabalhados desenvolvendo ainda mais o raciocínio lógico e a formação da consciência crítica , dando atenção as artes, as humanidades e as ciências puras e experimentais. Neste ciclo de aprendizagem os alunos são preparados para os estudos de nivel superior de forma mais abrangente, já que não se restringem apenas aos conteúdos exigidos em testes, formando uma visão muito mais ampla, global e crítica do mundo a sua volta.

O Ensino Médio é a fase em que é “lapidada” a formação da excelência acadêmica e humana em todos os nossos alunos.